Feira Hospitalar – Data: 17-20 maio 2022
Local: São Paulo
Após a pandemia, foi retomada a Feira Hospitalar: ponto de encontro das principais e mais importantes empresas do setor de saúde.
O evento nasceu há 30 anos, quando se pensou em um espaço em que se pudesse identificar, acolher e integrar ciência, tecnologia e inovação do setor da Saúde no Brasil. Um espaço que facilitasse aos médicos, profissionais de saúde, hospitais, gestores públicos e privados, o acesso aos bens de consumo, serviços, conhecimento e a experiência nacional e internacional. Após dois longos anos de expectativa, os profissionais da área da saúde se debruçaram e se esforçaram em pesquisas e assistência, visando soluções rápidas e efetivas para a garantia da vida.
A Feira e o Fórum, com expositores e palestrantes, se propõem a agregar todos os envolvidos no setor da Saúde, criando condições de conhecimento, divulgação e diálogo visando a inovação e a qualidade dos serviços prestados à população.
A Feira aconteceu no Espaço do São Paulo Expo, e foi dividida em setores: setor de equipamentos, dedicado à exposição de máquinas, componentes, móveis hospitalares e dispositivos médicos (Engenharia Clínica, Atenção Domiciliar e Unidade de Transição);
- Setor de tecnologia, onde foram apresentados empresas e startups de tecnologia aplicada à saúde;
- Setor de infraestrutura e arquitetura, onde estavam as soluções e produtos voltados para a parte de hotelaria no ambiente hospitalar e similares; setor voltado para as empresas internacionais, local onde encontravam as soluções apresentadas por vários países (Alemanha – Argentina – Estados Unidos – entre outros);
- Setor da Reabilitação, Cuidados de Transição e Desospitalização, com equipamentos e soluções para reabilitação, ortopedia, Home Care, órteses, Próteses, etc.; setor de consumíveis e ortopedia, com fornecedores de produtos consumíveis; e por último, e como novidade na Feira, o setor de Diagnóstico e Laboratórios, com soluções e inovações na área.
- Setor de reabilitação foi um dos menores, sendo o espaço para a exposição de máquinas/equipamentos, especialmente os voltados para a assistência de emergência – Unidades Intensivas … ocuparam o maior espaço na Feira.
Do que foi possível perceber na visita aos Stands da Feira, foi que a tecnologia assistiva, recursos e inovações voltados para reabilitação e para a pessoa com deficiência, não foram muito contemplados, ficando mais restritos a equipamentos para mobilidade, como cadeira de rodas, andadores, além de produtos que se adquire a pronta entrega em farmácias e locais que vendem produtos médicos e da área da saúde.
Devido às necessidades vivenciadas na época da pandemia, vi mais equipamentos voltados as Unidades Intensivas.
Entretanto, além dos stands para os expositores, tinham sete espaços para palestras gratuitas, oportunidade de aquisição, troca de experiência, conhecimento e principalmente networking com pessoas de todo Brasil.
É um evento importante para a troca de conhecimento e experiência, a também uma grande oportunidade de apresentação de equipamentos, recursos e serviços, tecnologia de última geração, buscando qualidade e excelência na Saúde.
Na parte de cima da feira havia várias salas onde aconteciam os Congressos HMISS (Fórum Internacional de Digital Healthcare), Congresso de Hotelaria Hospitalar, Congresso de Atenção Domiciliar e CISS (Congresso Internacional de Serviços em Saúde).
As palestras abordaram a utilização de tecnologia em saúde, o cuidado e a saúde digital, a captação e segurança de dados, o cuidado coordenado com sua multidisciplinariedade e a interoperabilidade.
Apesar de ser um campo ainda pouco explorado pelos stakeholders da saúde, também é um oceano azul para construção de programas pilotos na busca de resultados eficientes e eficazes.
É importante que o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional ocupem seu espaço na promoção de saúde e prevenção, valorizando assim nossas profissões.
Estar em eventos como esse, em São Paulo, junto aos gigantes da Saúde, com a possibilidade de acesso a informação e pessoas que estão buscando soluções inovadoras para a saúde, é de extrema importância. Afinal, é daí que surgem os insights para evolução, inovação e consequente valorização das profissões perante o mercado e os clientes que pagam por isso.