Visita ao Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos – CINTESP.Br
Uberlândia
O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos – CINTESP.Br – é um Centro multidisciplinar de pesquisa vinculado à Universidade de Uberlândia – UFU – voltado para o desenvolvimento de inovações em Tecnologia Assistiva para o esporte, lazer, saúde, vida diária e educação.
O CINTESP.Br conta com o apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, do Ministério Público do Trabalho de Uberlândia – MPT/Uberlândia – e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Além de contar, também, com o apoio de vários parceiros, como por exemplo: a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer – FUTEL; Comitê Paralímpico Brasileiro; Serviço Social da Indústria – SESI; Fundação de Apoio Universitário – FAU; Empresa Algar.
O objetivo do Centro é desenvolver produtos inovadores para as áreas do esporte paralímpico e vida diária para a sociedade, promovendo a inclusão e melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Com a inclusão do CITESP.Br ao projeto que visa a criação do Centro Nacional de Tecnologia para pessoas com Deficiência e Doenças Raras – CNT, o desenvolvimento de pesquisas e produtos terá também com foco as Doenças Raras.
O CNT – MCTI faz parte da Política de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do MCTI para a criação de um ambiente de colaboração entre academia, governo e o setor privado, visando a ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, para iniciativas nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer e vida diária, a fim de proporcionar o bem-estar, a autonomia e a inclusão social e produtiva de pessoas com deficiência, pessoas como mobilidade reduzida e pessoas com Doenças Raras.
A programação da visita foi muito bem organizada e planejada. A receptividade foi do jeitinho mineiro de ser, o que fez me sentir em casa. Foi possível acompanhar o treinamento de alguns paratletas do atletismo, conhecer o Praia Clube, e conhecer alguns dos produtos desenvolvidos no CINTESP.Br, como por exemplo o Banco Universal Multirregulável, Calha para Bocha Paralímpica; Elevador de transferência para piscinas; Equipamento para treinamento – dispositivo de resistência de baixa inércia para musculatura de flexão de cotovelo e para propulsão da cadeira de rodas em alta velocidade; Cadeira para os atletas da modalidade arremesso; entre outros.
Em cada protótipo apresentado, foi possível discutir sobre os seus objetivos e sua aplicabilidade não só para o atleta, como também para as pessoas com deficiência em geral.
O almoço foi regado a muita conversa e ideias de possíveis produtos para novos projetos.
Vale destacar, percepção com essa visita, que a equipe de pesquisadores é bastante envolvida com o tema e com o trabalho. Que eles estão com vários projetos, motivados pela demanda que é levada até eles. Destaca-se a importância e a integração entre os parceiros envolvidos para que os resultados, assim como a estrutura e as articulações, possam acontecer de maneira efetiva. Na conversa com a equipe, foi bem pontuado que a meta é levar a tecnologia, já validada e testada com os atletas, às pessoas com deficiência que utilizam e necessitam da tecnologia no seu dia-a-dia.